Início » Gestão e Liderança » A onda do planejamento estratégico

A onda do planejamento estratégico

A onda do planejamento estratégico dá muito dinheiro. Principalmente para os gurus que vendem livros, para quem vende curso, para quem profere palestras. Sem falar nas centenas de consultores contratados a peso de ouro. Realmente, planejamento estratégico dá muito dinheiro.

Por isso todo mundo está fazendo planejamento estratégico, quem não tem está off. Entretanto, olhando mais de perto, esse processo não está reduzindo o índice de fracasso empresarial como se imaginava possível. Na história dos negócios são poucos os casos em que um planejamento formal foi suficiente para o sucesso empresarial.

Ao analisarmos essa realidade, percebemos que acima do planejamento está a liderança. Ao observarmos as guerras, por exemplo, descobrimos muitas batalhas foram perdidas por incompetência de generais despreparados, e mesmo se havia um plano bem elaborado.

No mundo dos negócios também é assim. Um negócio vai “pro brejo” muito mais pela fraqueza de seu comando do que pela falta de um planejamento formalizado.

Em mercados extremamente dinâmicos, isso se torna mais evidente. A manutenção de um mesmo plano estratégico, nestas condições, pode ser um erro. O mercado muda tão rápido que as estratégias têm que mudar rapidamente também. Mais importante que a estratégia, é a capacidade de mudá-la e implementar a mudança, mobilizar as pessoas em torno dos objetivos, tornar a organização ágil e desburocratizada.

Assim, o planejamento estratégico não é o remédio para todos os males da gestão das empresas. Planejamento estratégico é apenas uma ferramenta, como qualquer outra, que precisa de competência organizacional para funcionar.

Existem dezenas de casos em que um negócio tinha tudo para dar errado, mas foi a determinação de um visionário que levou ao sucesso. É o caso da IBM, da Ford, da Kodak, da Kellog´s, do Grupo Pão de Açúcar, das Casas Bahia, entre outras dezenas de casos.

Podemos dizer, então, que mais importante que assistir palestras sobre o assunto e adquirir o mais novo best-seller, é produzir competência nos cargos de comando; pessoas aptas a entender o ambiente e reagir a ele. Mais que um grande exército, é necessário um grande general. Mais que um grande produto, é necessário um grande gestor para garantir seu sucesso no mercado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: