Início » Marketing » Apareça e cresça

Apareça e cresça

Quando estava concorrendo para uma vaga no departamento de vendas da Cia. de Cigarros Souza Cruz, uma das primeiras perguntas que me fizeram na entrevista de seleção foi: o que é merchandising?

Era o ano de 1989 e eu era um acadêmico de Administração. Respondi – meio que envergonhado pela ignorância – que não sabia. Descobri depois – e para minha sorte – que nenhum dos candidatos concorrentes acertou a resposta.

Passados anos, a palavra merchandising faz parte do cotidiano da maioria das pessoas. Para quem ainda não sabe, merchandising é, entre outras coisas, um conjunto de técnicas para expor os produtos nos pontos de venda, cujo objetivo é facilitar as vendas.

Nesse sentido, o merchandising ganhou enorme destaque nas atividades de marketing. A acirrada competição pela atenção do consumidor nos locais`onde o produto se encontra, resultou em grande aperfeiçoamento das técnicas e dos recursos envolvidos nessa atividade. Basta observar nos supermercados, por exemplo. Encontram-se os mais diversos tipos de materiais utilizados: displays, cartazes, stands de demonstração, banners etc.

Nunca se investiu tanto em merchandising. Atualmente, 7%do total das verbas em comunicação destina-se ao merchandising. Mas, ironicamente, as empresas paraenses ainda têm muito que aprender. A diferença – em termos de profissionalização – entre as marcas nacionais e as marcas regionais é gritante, começando pelas embalagens. É necessário aparecer para crescer.

Dessa forma, principalmente as indústrias regionais de produtos de consumo, estão em desvantagem na briga pela atenção dos consumidores nos pontos de venda. Por medo e desconhecimento. Medo de investir em merchandising e desconhecimento de como fazer merchandising de forma eficiente.

Esse desconhecimento não é culpa só das empresas. Existem pouquíssimos profissionais especializados na área em Belém. As agências de propaganda – em boa parte – não têm condições de assessorar as indústrias neste sentido. Preocupam-se mais com as mídias tradicionais para alavancar vendas.

Mesmo nos currículos dos cursos de Administração e Publicidade, merchandising de varejo tem pouquíssimo destaque. Não existem cursos disponíveis e a literatura sobre o assunto é pouca também. Enquanto isso, jogamos em casa e perdemos de goleada.

Precisamos, urgentemente, melhorar a forma como as empresas trabalham com merchandising no varejo. Podemos começar promovendo cursos e palestras para profissionais e empresas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: