Início » Marketing » Consumidor no divã

Consumidor no divã

Na década de 90, a Coca-Cola planejou lançar um novo sabor para seu produto, substituindo a Coca-Cola tradicional. O nome era New Coke. Foram realizadas intensas pesquisas com o consumidor, sendo que todos os testes de laboratório apontaram que o novo sabor era melhor. Aí a Coca-Cola lançou a New Coke e tirou a Coca-Cola tradicional do mercado. Resultado: fracasso total. Os consumidores fizeram até protesto pela volta da boa e velha Coca-Cola. Ninguém entendeu o que aconteceu. Mas ficou a lição: a psicologia do consumidor é mais complexa do que os pesquisadores podiam admitir.

Mais recentemente, neurocientistas (aqueles que estudam o comportamento humano a partir do funcionamento do cérebro) estudaram as reações cerebrais das pessoas quando vêem a marca da Pepsi e da Coca-Cola, por intermédio de mapeamento cerebral. O que descobriram? Que apesar dos consumidores gostarem mais do gosto da Pepsi, a logomarca da Coca-Cola ativa uma área do cérebro mais ligada à sensação de prazer. Ou seja, sabor não é tudo, e até mesmo a logomarca influencia o ato de consumo.

Essas situações ilustram a influência e a importância da psicologia para o marketing. O comportamento do consumidor era uma preocupação antiga dos profissionais de marketing, mas atualmente o avanço da Psicologia e da Neurociência abriu possibilidades antes impossíveis, como, por exemplo, saber como o cérebro reage a estímulos de diferentes mensagens de propaganda.

Por isso vejo que em estudos sobre o comportamento do consumidor será a área do marketing que receberá maior atenção e investimento nos próximos anos. Principalmente os estudos realizados pelos neurocientistas. Já se fala até em neuromarketing.

O consumidor será cada vez mais testado, medido, analisado. O marketing saberá cada vez mais o que ele faz, quando faz, por que faz e como faz. O consumidor vai para o divã e os analistas serão as empresas de pesquisa.

É claro que discussões éticas sobre isso já existem, mas o certo é que nenhuma discussão ética irá impedir o desenvolvimento dessa área do marketing. Apesar de tudo que já se sabe sobre o consumidor, uma coisa está clara: tudo que existe é muito pouco em relação ao que ainda está por vir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: