Início » Marketing » E-mail marketing

E-mail marketing

Quem não tem e-mail? Praticamente todo mundo tem e-mail. Muita gente tem até mais de um. O e-mail se transformou em uma ferramenta de comunicação tão popular quanto o telefone. Com uma série de vantagens sobre este último.

Pelo e-mail podemos enviar e ver imagens, vídeos, textos. Podemos contactar pessoas no mundo inteiro a custo zero. Por esses motivos, o e-mail se tornou um poderoso instrumento de vendas, o que chamamos de e-mail marketing.

Pesquisas comprovam que 81% dos internautas preferem ser contactados por e-mail, sendo que 17% das vendas realizadas pela internet são resultados de promoções via e-mail.

Profissionais de marketing podem utilizar o e-mail de diversas formas, a saber: ofertar produtos e serviços; fornecer informações sobre a empresa; pesquisa com consumidores; e pós-venda.

A Editora Abril, por exemplo, utiliza o e-mail para a venda de assinaturas. Atualmente 42% de suas vendas são realizadas por e-mail.

Uma empresa pode fazer e-malas (mala direta por e-mail) por meio do cadastro dos atuais clientes, ou por meio de cadastro no seu site na internet. Mas, quando se trata de campanhas de grande abrangência, isso não é suficiente. Nesses casos, pode recorrer à compra de listas de empresas especializadas, como a DataListas e a E-Cadastro. Essas empresas fornecem listas segmentadas, de acordo com o perfil do consumidor que se deseja atingir. Elas também se encarregam do envio, caso a empresa não tenha estrutura, nem conhecimento para gerenciar o envio desse tipo de mala direta.

Versões mais atualizadas de softwares comerciais já possuem ferramentas de gerenciamento de mala direta, e utilizam o e-mail constante do cadastro de clientes. Embora, na maioria das vezes, as empresas não utilizam essa ferramenta, a não ser quando precisam resolver algum problema com os clientes.

O e-mail é uma forma barata e eficiente de vendas, mas ainda é muito grande a quantidade de empresas que não sabe como utilizá-lo. Não se preocupam em manter um banco de dados atualizado, e não sabem realizar campanhas de mala direta. Poderiam realizar dezenas de ações por mês, com muita rapidez e a um custo muito inferior em relação às mídias tradicionais, como catálogos e panfletos. Mas, por falta de conhecimento, subestimam o potencial do e-mail marketing.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: