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Fragmentação das mídias

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Um dos fenômenos de maior impacto na área de comunicação é a fragmentação das mídias. A propaganda tradicional tem perdido importância, e cada vez mais as verbas estão sendo divididas entre outros meios, como a Internet, as revistas impressas, as revistas eletrônicas, os eventos, ações de relações públicas etc.

O desenvolvimento econômico e social, atrelado ao contexto tecnológico dos novos meios de comunicação, resultou na necessidade das empresas de comunicação (agências, redes de televisão) repensarem suas estratégias.

Entre os fenômenos que influenciaram essas mudanças, podemos destacar:

· a fragmentação dos mercados de massa, resultando no aumento da segmentação e criação de novos nichos;

· o aumento significativo dos meios de comunicação;

· alterações nos hábitos de mídia dos consumidores e a perda do papel da televisão como principal meio de comunicação;

· alterações no perfil do trabalho e do trabalhador, o que dificulta identificar perfis de consumidores, seus hábitos e seus interesses.

Pesquisa realizada nos Estados Unidos comprovou que para muitas pessoas a televisão deixou de ser o principal meio de obter informação. Essas pessoas usam a internet.

A televisão tem sentido dificuldade em atrair as mesmas verbas publicitárias de antes. Muitos homens de marketing acreditam que a televisão não consegue mais o mesmo resultado. Em virtude dessa percepção, cada vez mais dividem suas verbas entre diversos meios. Assim, investem pesadamente em eventos, marketing direto, internet, e-mail e celular (quem nunca recebeu aquelas promoções por mensagem de texto?).

Nesse contexto, as atividades de comunicação se tornaram mais especializadas e se dividiram em atividades distintas. As agências de propaganda voltam-se mais para o conceito de agências de comunicação integrada. Passam a prestar também assessoria de marketing. O que chamamos de “no media” ganha destaque.

Não é à toa que o marketing de relacionamento cresceu tanto, como forma de criar diferenciação e proximidade maior com o cliente.

O problema é gerenciar essa complexidade e integrar tudo isso de forma eficiente, evitando desperdício de dinheiro e transmitindo uma mensagem ao consumidor de forma consistente e planejada. Tarefa difícil? Sim. Impossível? Não.

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