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Leia e ganhe

A vitrine da loja apresentava em letras garrafais: “50% de desconto em tudo”. Empolgado, entrei e imediatamente perguntei à vendedora o preço de uma camisa que achei a “minha cara”. “São 202 reais, com o desconto sai por apenas 101 reais” – a vendedora respondeu. Surpreso, disparei: – “É, realmente, vocês estão conseguindo chegar perto do preço das outras lojas. Quem sabe com 80% de desconto vocês chegam ao mesmo nível”. Ela me olhou constrangida, como aquela criança que foi pega na mentira pelo pai.

Outro dia uma operadora de cartão de crédito me telefonou e ofereceu um número específico de cartão de crédito só para realizar compras pela Internet. Bastava para isso pagar uma pequena tarifa mensal. Perguntei em que isso melhoraria a segurança nas minhas transações on-line. A atendente apresentou um argumento furado que, em síntese, não dizia nada. Que bela promoção! Ou, que bela enganação!

Vivemos no mundo das promoções. A todo o momento somos bombardeados com promessas de descontos incríveis, ofertas imperdíveis, vantagens que ninguém dá… Entretanto, por trás disso existe muita farsa, empresas que tratam o cliente como verdadeiros “otários”.

Promoção de vendas só é de verdade se oferecer um benefício real, e se considerar a realidade do mercado. Você quer saber se uma promoção é realmente uma promoção? Basta se perguntar se depois o cliente poderá dizer pra si mesmo: “Puxa, realmente fiz um bom negócio!”.

Levar o consumidor a realizar uma transação da qual ele se arrependerá é dar “um tiro no próprio pé”. Ele compra uma vez, mas a empresa perde a credibilidade. Ganha nas vendas imediatas, mas cria muito mais dificuldade para fazer o cliente comprar de novo. A avalanche de promoções enganosas no mercado só contribui para que o consumidor não ligue mais para frases do tipo “Grande Liquidação!”

O empresariado tem que entender que a promoção de vendas não é simplesmente uma saída para vendas baixas. Deve entender que é uma estratégia de relacionamento com o cliente, um momento para criar um vínculo de longo prazo. Não deve se iludir: promoção de vendas é coisa séria, não uma maneira de fazer pirotecnia.

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