Início » Marketing » Vende-se

Vende-se

Mots clés Technorati : ,

Quando iniciei minha carreira profissional trabalhei em uma empresa local como vendedor externo. Era um departamento com 80 vendedores. Tinha vendedor de todo tipo, dos mais sérios e profissionais, aos mais despreparados e trambiqueiros.

Como lidávamos com dinheiro dos clientes, tivemos vários problemas com vendedores desonestos. A situação chegou a tal ponto, que nosso departamento foi apelidado dentro da empresa de Ali Babá e os 80 ladrões. Essa situação me deixava decepcionado com a profissão que tinha escolhido, e até vergonha de dizer que era vendedor.

O resultado deste tipo de situação é que vendedores nem sempre são vistos com bons olhos pelos clientes. São vistos como manipuladores, enganadores, insistentes. Ou seja, verdadeiros “malas”. Ninguém gosta de dar o telefone a um vendedor, temos a impressão de que ele vai ligar insistentemente para te convencer a gastar o seu suado dinheirinho.

Não é à toa que isso fez com que os profissionais de vendas não quisessem ser chamados de vendedores. Para diminuir o impacto negativo da palavra vendedor, foram criados eufemismos. Dessa forma, vendedor virou “consultor de vendas”, “gerente de contas”, “propagandista” etc.

Mas, felizmente, a profissão está mudando, para melhor. Cada vez menos é uma escolha para quem não tem outra opção profissional. Em muitos casos, a seleção nas empresas é extremamente rigorosa. Isso acontece devido à percepção de que vender num mercado globalizado, com uma forte competição e para um consumidor exigente, não é mais trabalho para qualquer um. É necessária muita preparação, técnicas modernas, treinamento constante.

Assim, para trabalhar nas melhores empresas os profissionais de vendas precisam de curso superior, de preferência um MBA, noções de inglês e qualificação técnica na área. Isso para dizer o mínimo.

O nível de remuneração também acompanhou as exigências de qualificação. Vendedores profissionais, em empresas de médio e grande porte, são bem remunerados e muitas vezes ganham mais que gerentes.

Para o bem do consumidor, cada vez é menor o número de empresas que ainda trabalham com vendedores no estilo antigo, e cada vez maior será o status dos profissionais de vendas numa sociedade fortemente orientada para o marketing.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: