Início » Sociedade e Comportamento » A importância de planejar a carreira

A importância de planejar a carreira

É notório que os jovens ingressam na universidade cada vez mais cedo. Também é fato que estes mesmos jovens estão cada vez mais perdidos quanto ao seu futuro profissional.

Sentem-se pressionados por saberem que o desemprego é alarmante, que a formação universitária é imprescindível, que o nível exigido de qualificação é cada vez maior, mas não sabem como investir seu tempo e esforço. Não sabem por onde começar, que caminho tomar. São barcos sem leme: seguem o caminho dos ventos. Poderão chegar a algum lugar, mas muito provavelmente ao lugar errado.

Todas essas dúvidas geram muita ansiedade, confusão, tensão. Isso é normal até um certo tempo, mas quando se prolonga demais, pode representar um atraso profissional muito grande, frustação e até depressão.

Por isso defendo que o jovem procure planejar seu futuro profissional desde cedo, determinar seus caminhos, encontrar aquilo que deseja seguir como objetivo de vida.

A importância disso está intimamente ligada ao desempenho da pessoa nos estudos e no trabalho. Eu, pessoalmente, gosto muito de uma frase atribuída a Confúncio: “Encontre e faça o que gostas e não precisarás mais trabalhar um dia sequer.” Nada mais verdadeiro.

Em minha experiência como professor, vejo claramente que os alunos com melhor desempenho também são aqueles que se identificam mais com o curso, ou os que têm muito claro em sua mente o papel da faculdade na sua vida. Ou os que têm objetivos bem definidos.

Nesse contexto, o melhor caminho é fazer seu planejamento de carreira cedo. Pensar mais estruturadamente em seu futuro, como algo prioritário.

Os principais benefícios para quem planeja sua carreira cedo descrevo a seguir:

  • melhor aproveitamento dos investimentos realizados com educação;
  • concentração de esforços no aprendizado daquilo que é mais necessário para o atingimento de seus objetivos;
  • agregação de mais conhecimento e experiência que outros concorrentes na mesma faixa etária;
  • maiores chances de errar sem prejudicar demais seu futuro, pois há tempo para corrigir rumos.

 

Planejar desde cedo seu caminho resulta em otimização de esforços, chegar mais rápido ao seu objetivo, com menores chances de erro. Também significa que você tende a ter desempenho acima da média, pois concentrou seus esforços no momento em que tem mais chances de vencer o jogo.

É claro que, para o estudante, não é tarefa das mais fáceis. Aconselho a procurar livros, ler mais em sites e revistas especializadas, como a Você S.A.

Outra dica: comece a trabalhar desde cedo, mesmo que em tempo parcial. Conciliar estudo e trabalho ajuda a amadurecer, aprender mais sobre o mercado e sobre si mesmo. Não se limite a fazer o estágio obrigatório, procure estagiar desde o primeiro ano, é enriquecedor e você cria uma rede de relacionamentos com profissionais de sua área. Esses relacionamentos, e os aprendizados práticos, podem ser o seu grande diferencial logo após concluir a faculdade.

Anúncios

1 Comentário

  1. Michelle Maciel disse:

    Adorei o texto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: