Início » Marketing » Faça o óbvio

Faça o óbvio

O sonho de todo marketeiro é ter uma grande “sacada” que trará muito sucesso para si e para a empresa para a qual trabalha. Seu maior desejo é revolucionar o mercado, ganhar prêmios e dar entrevistas para mostrar como é brilhante.

Entretanto, campanhas inovadoras, estratégias brilhantes, são gotas no oceano. Muitas vezes não é preciso tudo isso, basta fazer o óbvio, seguir o bom senso. Adotar medidas aparentemente comuns, pequenas, mas efetivas. Vou citar alguns exemplos.

Uma empresa fabricante de sabão em barra conseguiu aumentar suas vendas na zona Oeste do Pará em 180% em seis meses com uma única decisão: trocou o representante de vendas. O representante antigo só queria fazer venda por telefone, era preguiçoso.

Uma rede de papelarias aumentou suas vendas em 30% usando uma estratégia simples e de baixo custo: promoções via fax para empresas.

Observem que nas duas situações foram tomadas decisões simples, aparentemente não criativas, até mesmo óbvias. No entanto, por incrível que pareça, é difícil fazer o óbvio, o que manda o bom senso.

Reflitam comigo. Não parece óbvio que uma empresa só consegue sobreviver se tratar bem os clientes? Não se diz constantemente que o atendimento é um diferencial? Isso parece claro e todo mundo parece concordar. Mas, quantos de nós somos bem atendidos enquanto clientes? As mesmas empresas que atendem mal o cliente reclamam não conseguir desenvolver uma estratégia eficaz para aumentar as vendas. Chega a ser irônico.

Lembro de outro caso de um grande empresário que obteve muito sucesso em seu negócio, sem nunca fazer propaganda. O que ele fazia? Tratava muito bem seus funcionários, contratava os melhores vendedores, vendia um produto de excelente qualidade, era honesto com fornecedores, cortava o crédito dos caloteiros. Tudo isso parece bem simples, e lógico, mas reunir todas essas práticas em uma única empresa é difícil de se ver.

Por isso digo para os marketeiros de plantão que, antes de pensarem em soluções extraordinárias, campanhas de marketing inovadoras, pensem nas pequenas coisas que precisam ser feitas e que fazem diferença.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: