Início » Gestão e Liderança » Inteligência e sucesso

Inteligência e sucesso

COMP EMOCIONALUm dos temas mais discutidos em gestão nos últimos tempos é a relação entre inteligência e sucesso. Os testes de Q.I. têm ajudado muito a melhorar o processo de seleção nas empresas, mas não servem para determinar se a pessoa terá sucesso profissional ou se será um líder. Muitos líderes de negócios, ou pessoas com elevada capacidade de trabalho, não passariam por testes de seleção tradicionais. Qual empresa contrataria, por exemplo, um camelô para gerente de vendas? Sílvio Santos não seria admitido para o cargo numa empresa moderna.

Muitas empresas acreditam que líderes dependem de bons diplomas. É claro que um bom diploma ajuda muito. Entretanto, historicamente isso tem causado uma distorção ao pensarmos no perfil de um líder de negócios. Busca-se muito mais o tipo de inteligência analítica, que é a inteligência que se aplaude nos bancos escolares. Esse tipo de inteligência ajuda um indivíduo a se sair bem na escola, mas é necessário muito mais que isso para o sucesso nos negócios. Se um indivíduo tem muita capacidade analítica pode obter um PhD, mas talvez não consiga lidar com os altos e baixos existentes no mundo empresarial. Um mundo cheio de situações frustrantes. É preciso muito espírito combativo e vontade de realização para ser um líder. E a principal característica de um líder é a vontade de liderar.

O mesmo se aplica para o sucesso em outras áreas profissionais. Ninguém precisa ser um Einstein para ter sucesso, mas eu não conheço um único caso de pessoa bem-sucedida que não tenha capacidade de trabalho, determinação e força de vontade. A excelência no trabalho está ligada muito mais ao trabalho duro e constante do que à inteligência nata. Como professor, reconheço os alunos que se sairão bem na vida profissional pelo esforço que empreendem em suas atividades, não pelas notas que obtêm.

Uma das características de grandes líderes é reconhecer pessoas com grande talento. E não fazem isso com testes psicotécnicos ou provas de português ou matemática. Eles simplesmente reconhecem nessas pessoas características que também possuem.

Por isso, se você é empresário, reveja a forma de contratar pessoas para áreas em que se exija grande capacidade de liderança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: