Início » Gestão do Conhecimento » Planejamento de carreira: como começar a fazer o seu

Planejamento de carreira: como começar a fazer o seu

Em outro artigo falei da importância de planejar a carreira. Assim, nada mais justo do que falar das ações básicas para se iniciar um planejamento de carreira, sem entrar em detalhes para não ser demais extenso.

Primeiro, faça uma análise interna e externa do ambiente. A análise interna consiste em investigar que oportunidades poderão surgir dentro da empresa, não só verticalmente, mas horizontalmente. A análise externa consiste em verificar oportunidades fora da empresa, em outras organizações. 

Para a análise interna comece fazendo as seguintes perguntas:

  • Que tipos de competências a empresa na qual trabalho precisará desenvolver nos próximos anos? Quais os seus objetivos de mercado?
  • As melhores oportunidades aparecerão num nível hierárquico mais alto ou em novas unidades de negócio que serão criadas?
  • Qual o perfil do profissional que será necessário?
  • Eu terei o perfil profissional necessário para abraçar esta oportunidade?

 

Ao fazer estas perguntas, não se esqueça: crescimento profissional não é somente substituir o chefe, mas também ocupar posições que representem desafios, ou que lhe dêem destaque dentro e fora da empresa.

Para a análise externa:

  • Onde estarão as melhores oportunidades de trabalho?
  • Que setores da economia precisarão de mais mão-de-obra qualificada?
  • Em quanto tempo estas mudanças ocorrerão?
  • Qual o perfil do profissional que mais será demandado por estes setores?
  • Que habilidades e conhecimentos precisarei ter?

 

Um detalhe: recuar para avançar é uma estratégia muito usada pelos melhores generais, por isso muitas vezes o que pode parecer uma regressão na carreira pode ser uma estratégia para aproveitar oportunidades e se autodesenvolver.

Completada esta fase, coloque tudo no papel, para melhor organizar seus pensamentos e as infomações que conseguiu obter. Uma dica: crie colunas com as informações que deseja organizar, como no exemplo a seguir.

Oportunidades (dentro e fora da empresa). Competências, Experiências e Habilidades Exigidas. Minhas Competências, Experiências e Habilidades Atuais. Competências, conhecimentos e habilidades que precisarei desenvolver.

 

Após estes primeiros passos, estabeleça seu objetivo, identifique em que ponto do caminho você está, quanto tempo levará para chegar onde quer, e as metas que deverá alcançar. Estabeleça prazos para cumprir o que foi planejado. Seja flexível, para mudar metas, continuando no caminho certo.

Não esqueça o mais importante: tenha atitude, vá à luta, cumpra suas metas, faça o que você planejou. Mesmo que, uma vez ou outra, ocorram empecilhos, problemas no caminho. Isso é normal. Mas tenha sempre seus objetivos em mente e não se distancie deles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: