Início » Sociedade e Comportamento » Qual sua missão?

Qual sua missão?

Quando estudamos administração, ouvimos falar em “missão” para as empresas. A missão de uma empresa é, em síntese, a definição de seu propósito, do que pretende ser para o mercado. A IBM, por exemplo, diz que pretende ajudar os seus clientes a terem sucesso. A Xerox quer melhorar a produtividade do escritório. Para a Universidade da Amazônia, sua missão é a educação para o desenvolvimento da Amazônia.

Infelizmente, nas faculdades não se ensina aos alunos a definirem sua própria missão. Assim como nas empresas, a missão de um indivíduo define um propósito para a sua existência. É o que dá sentido à sua vida, impulsiona rumo a um objetivo.

Para definir qual é a sua missão, pergunte a si mesmo como gostaria de ser reconhecido depois que morresse. Qual a contribuição que gostaria de deixar para o mundo, para sua família, para sua comunidade.

Quando perguntaram a um eminente economista e professor universitário, que estava à beira da morte, como queria ser lembrado, ele disse: “Eu sempre quis ser reconhecido como um grande economista, mas hoje gostaria que lembrassem de mim como alguém que conseguiu transformar alguns alunos com grande potencial em excelentes profissionais.”

Gandhi adotou como missão liberta a Índia do jugo inglês. Martir Luther King de acabar com a discriminação racial nos Estados Unidos. Madre Tereza de Calcutá queria viver em prol dos carentes. Irmã Dorothy queria a justiça no campo, e morreu em prol de seu propósito.

Pessoas com uma missão na vida têm um comportamento muito diferente daqueles que vivem por viver. São mais determinadas, têm senso de dever. Conseguem melhores resultados e têm menos dificuldades no momento de fazer escolhas, como a faculdade a cursar. Pessoas com uma missão fazem diferença, são realizadoras e mais felizes, porque sabem exatamente qual contribuição querem dar. Uma missão a cumprir é um excelente motivador.

A missão é uma coisa individual, difere muito de pessoa para pessoa. Deve vir do íntimo de cada um. Para uma psicóloga pode ser ajudar as pessoas a serem mais felizes consigo mesmas. Para um arquiteto pode ser fazer o mundo mais bonito de se ver. Para um advogado, conseguir justiça.

Você já pensou em qual é sua missão na vida? Qual contribuição quer deixar para o mundo? Pense no assunto, talvez seja isso que esteja faltando para sua vida ganhar sentido.

Anúncios

2 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Maick Costa, Charles Benigno. Charles Benigno said: Qual sua missão?: http://wp.me/p14Vwu-46 […]

  2. Cristiane Benetti disse:

    OI Charles,
    Obrigada pela conversa e adorei o post. Acho que abandonei a minha antiga missao ao longo dos anos, nao me identifico mais com ela, mas tambem ainda nao sei qual sera a nova…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: