Início » Gestão e Liderança » Queime seus navios

Queime seus navios

O comandante de uma frota de navios tentava, sem sucesso, conquistar uma ilha. Mesmo com alto poder de fogo, e homens bem treinados, o exército local resistia bravamente e rechaçava os intrusos dia após dia. Não sabendo mais o que fazer, o comandante tomou uma decisão extrema. Ancorou seus navios na praia e desembarcou todas as suas tropas, com suprimentos e armamentos. Feito isso mandou que tocassem fogo nos navios.

Os soldados, atônitos, pensaram que o comandante tivesse enlouquecido. Ato contínuo, o comandante reuniu todos os soldados e gritou: “Homens, temos que conquistar essa ilha ou essas praias serão nossos túmulos.” Os soldados, sem outra alternativa (era a vitória ou a morte), lutaram como nunca haviam feito antes e a ilha foi finalmente conquistada.

Em outra situação, uma feliz dona-de-casa viu-se obrigada a trabalhar como vendedora da Tapperware depois que seu marido, um grande executivo, ficou desempregado. Descobriu que tinha uma grande vocação para vendas, progrediu, abriu uma empresa e hoje o marido trabalha com ela, ganhando mais dinheiro que antes.

Esses fatos realmente aconteceram, e nos revelam como somos capazes de grandes feitos diante de situações extremas ou quando não temos alternativa a não ser lutar com todas as nossas forças. Nessas situações, toda nossa energia física e psíquica se concentra na superação do obstáculo.

Por esse motivo durante as guerras houve grandes avanços tecnológicos. Todos tinham que se concentrar na busca por soluções para derrotar o inimigo. Era isso ou a morte.

O problema de se ter muitas alternativas é que podemos ficar paralisados pela indecisão. Jovens ricos têm muitas chances de não fazerem nada útil na vida, porque simplesmente têm essa opção.

Nas empresas não é diferente. A falta de um concorrente forte, que nos ameace severamente, permite que não se faça nada para melhorar.

Se na sua vida, ou na sua empresa, você percebe que não toma uma decisão porque simplesmente tem a opção de não fazê-lo, queime seus navios. Você verá que não ter outra alternativa é uma excelente motivação para arregaçar as mangas.

Situações extremas são capazes de nos mostrar do que somos capazes. Deste ponto de vista, a falta de alternativas não é algo ruim. Talvez seja uma oportunidade para descobrirmos que podemos conquistar uma “ilha”.

Diário do Pará, 24/06/05

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: