Início » Gestão e Liderança » Seu Aronson

Seu Aronson

Pouca gente se lembra do Girz Aronson, comerciante que possuía uma grande rede de lojas varejistas as lojas G. Aronson.

“Seu Aronson” é pouco lembrado porque sua empresa faliu. Ele, atualmente, possui uma pequena loja de eletrodomésticos e móveis, começando praticamente do zero.

Passado algum tempo depois da falência de sua rede de lojas, um repórter[1] o encontrou fazendo sua caminhada matinal, tocando a vida. O repórter fez então uma pergunta que todos já deviam ter feito: – “Seu Aronson”, o que foi que aconteceu? O que deu errado? Ele calmamente respondeu: – “Eu sempre soube comprar e vender, nunca soube administrar”. A resposta do velho empresário foi a de quem compreendeu seu ponto fraco como poucos. Normalmente tenta-se culpar o governo, as crises econômicas, os juros, a concorrência.

Mas, como o “Seu Aronson” conseguiu ficar rico com esse ponto fraco: não saber administrar? É simples: quando o Seu Aronson começou, o mercado era dominado por pessoas como ele, num mundo em que a habilidade de vender e comprar bastava para se obter sucesso. Hoje, a coisa é diferente, as competências necessárias para gerir um negócio de grande porte são diversificadas. Tem-se que entender de muito mais coisa.

Não é a toa que os cursos de administração cresceram tanto, em número de faculdades e em número de alunos. Temos ainda as especializações: em gestão hospitalar, gestão de serviços, gestão de agronegócios etc.

Até mesmo no governo há uma nítida tendência de os cargos públicos serem ocupados por gestores capacitados – para o bem do povo e felicidade geral da nação.

Para não cometer o erro do “Seu Aronson”, e ver todo um império ir para a bancarrota, os empresários de hoje estão capacitando seus sucessores. Se antes os filhos de empresários achavam que não deviam estudar porque tinham nascido ricos, hoje eles estudam para não terminarem pobres.

Ninguém precisa passar pelo que “Seu Aronson” passou para encarar a realidade: manter um negócio hoje é mais do que simplesmente saber comprar e vender. É preciso saber administrar. E administrar bem não é somente fruto de experiência, é preciso conhecimento, técnica. Em resumo, é preciso ser um profissional, e evitar o empirismo e o amadorismo. Caso se queira ter um destino diferente da G. Aronson.


[1] Repórter do jornal Folha de São Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: