Início » Política e Economia » Por que é legítimo retirar Nicolas Maduro do poder

Por que é legítimo retirar Nicolas Maduro do poder

2014-02-18t174114z_1880302760_gm1ea2j04kl01_rtrmadp_3_venezuela-protests
Pessoas que defendem o governo de Nícolas Maduro alegam que é um governo eleito democraticamente. Ocorre que eleger um governante não é passar um cheque em branco. Ele tem de cumprir seu papel, atingir os objetivos implícitos e explícitos no exercício do cargo. Por esse pensamento o impeachment de Collor foi um golpe branco.
Basta você refletir. Caso você tivesse uma empresa e contratasse um novo gerente, por um contrato de 4 anos, e ele no meio do tempo de serviço passasse a desviar dinheiro da empresa, a desrespeitar clientes, tratar mal os empregados, faltar ao serviço, etc., o que você faria? Demitiria imediatamente o sujeito? Ou esperava ele completar os 4 anos de contrato? E se a lei não permitisse que você o demitisse? Ou que você, embora pudesse demiti-lo por justa causa, não conseguisse provar isso judicialmente? Você o manteria no cargo, ou o demitiria antes que ele fizesse estragos piores, ou o manteria para evitar pagar os encargos necessários?
Pois bem, assim é um presidente, qualquer cargo político. O povo não passa cheque em branco através do voto. Ele não pode fazer o que bem quiser. E quando ele é eleito, estão implícitos e explícitos comportamentos e objetivos que o povo achou que ele fosse cumprir. Há um contrato implícito no processo eleitoral. Não está escrito, mas existe, está lá.
Um exemplo extremo desse comportamento errático é um massacrar seu povo, prender opositores, manter-se no poder alegando que foi eleito democraticamente. O voto nessa situação é um mero detalhe. Importa mais é se o governante não está agindo totalmente contrário aos preceitos constitucionais, respeitando a democracia. Valer-se do seu poder político para sufocar a oposição e minar as instituições democráticas é uma outra forma de ditadura. Não se precisa recorrer às armas para isso. É um processo mais sutil, e até mais eficiente, porque veste de aparente legitimidade o que é ilegítimo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: